segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Sono e Emagrecimento


Olá meus queridos!  

Você é novo aqui? Se sim, pare tudo e leia o artigo que explica o que é o Alimentação Inteligente!

Se você procurou este artigo, quer dizer que está procurando uma vida melhor, com mais saúde e vitalidade. Que bom que você está lendo esse artigo, pois ele possui informações super importantes a respeito da importância do sono em nossas vidas e em como ele afeta o tão desejado emagrecimento.Esse é um assunto que é de extrema importância quando o que queremos é ter emagrecimento tendo qualidade de vida e saúde, e um bom sono. 

 Mas quero convidá-los a abrir mais algumas abas, com artigos para serem lidos após este e que podem te aproximar de um conhecimento e de um consciência sobre simplicidade, vida e saúde. Um deles é sobre a Indústria Alimentícia e o outro é sobre uma vivência minha em um curso sobre a Alimentação Inteligente. Espero que gostem ;)


Sono e Emagrecimento: uma boa noite de sono pode estar ligado à perda de peso?


Se você está pensando em emagrecimento ou quer manter o peso e não está conseguindo, então, deve começar a prestar mais atenção na qualidade do seu sono/descanso.

O que um tem haver com o outro? 

A gente dorme uma grande parte de nossas vidas, mas muitas vezes não damos a atenção necessária à ele. Noites mal dormidas nos deixam cansados, com dificuldade de raciocinar, estressados e muitas vezes não nos ajudam a manter ou perder peso. Isso acontece porque quando ficamos muitas noites sem dormir direito, nosso metabolismo e nosso hormônios ficam desequilibrados contribuindo para o ganho de peso e nunca conseguimos o emagrecimento ideal.

Hormônios e o Sono

Pesquisadores da Universidade de Chicago nos EUA (*) dizem que a restrição de boas noites de sono (isso quer dizer, não dormir as horas necessárias para seu corpo descansar e regenerar) pode ativar o aumento do hormônio ghrelin que estimula o apetite. Este hormônio é produzido no estômago. Muita produção dele nos faz sentir como se estivéssemos morrendo de fome. Ghrelin é produzido enquanto a gente dorme, e quando dormimos bem ele é produzido na quantidade necessária que precisamos (= equilíbrio).

Já a Leptina é o hormônio que nos avisa que estamos satisfeitos. Outros estudos descobriram que pessoas que dormem pouco diminuem a leptina e aumentam ghrelin, e essas diferenças contribuem para o aumento do apetite.

Bom, então quanto de horas seria necessário para se ter uma boa noite de sono? 

Isso vai depender de pessoa para pessoa, o mais importante é que você avalie como se sente quando acorda: cansado ou bem disposto? Se você dormiu 6 horas e sentiu bem disposto então tá ok, mas se sente cansado e tem vontade de dormir durante o dia, talvez seja preciso dormir mais horas por noite.

Um boa dica para melhorar a qualidade do seu sono é praticar atividade física durante o dia, mas evitar ao máximo praticá-la muito tarde da noite, perto da hora de dormir, pois seu corpo precisa voltar a temperatura normal para sentir vontade de adormecer. Ao se movimentar vigorosamente, você alivia o stress, melhora a circulação, ativa os orgãos, e após o exercício você relaxa a musculatura e todo o corpo, abaixando a temperatura e ajudando-o a sentir aquele sono gostoso.


Outras dicas muito boas são:


- Tomar consciência do que está contribuindo para suas noites mal dormidas e fazer algo para mudar.

- Ir para a cama o mais cedo que puder. Mesmo que você não adormeça na hora em que deitar, pelo menos seu corpo já começará a ficar mais relaxado. Além do que, o fígado e a vesícula geralmente realizam o serviço de desintoxicação entre 23h e 2h. Se você não estiver na cama as 23h (pelo menos), você perturba o processo de limpeza do organismo e, em consequência, atrapalha o processo de emagrecimento e vai se sentir sem energia no dia seguinte. 

- Evitar de ter ou deixar ligado TV e/ou computador no seu quarto. Faça dele um lugar tranquilo, silencioso e calmo para te ajudar a dormir.

- Evite comer muito, dando um espaço de pelo menos 3 horas antes de ir dormir.

- Evite beber ou comer alimentos ou bebidas estimulantes (cafeína, chocolate, mate, chá preto, comidas apimentadas, etc.) antes de ir pra cama.

- Prefira colocar luz ambiente antes de ir dormir, para não te estimular demais antes de ir pra cama.

- Tome um banho relaxante utilizando óleos essenciais na banheira ou utilize um difusor de pedra para queimar esses óleos e perfurmar o banheiro ou mesmo o seu quarto. Bons óleos que ajudam a acalmar são: lavanda, manjerona, camomila, vetiver, laranja, ylang ylang.


- Pratique uma respiração para relaxar. Deitado de barriga para cima coloque suavemente suas mãos abaixo do umbigo. Respire lenta e profundamente procurando "empurrar" suas mãos com a barriga. O ideal é que o seu peito mova-se minimamente. Insufle o ar e segure a respiração pelo tempo que puder. Ao expirar, sopre pela boca todo o ar que conseguir. Repita este ciclo sete vezes. Você se surpreenderá com o nível de relaxamento que este exercício respiratório tão simples promove!

- Meditar também é um boa opção. Você pode ouvir um mantra ou uma música bem suave e relaxante.


- Tome chás de ervas, como por exemplo erva doce ou camomila.






Gostou do Artigo? O que você acha de tudo isso? Escreva um comentário e vamos trocar uma idéia! ;)



(*) Referência: http://www.hungryforchange.tv/article/can-sleep-deprivation-cause-weight-gain

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns!!! Amei!!!

Fernanda disse...

Parabéns! Amei a dica!

Fernanda disse...

Amei a Dica! Obrigada!